TEMA: "CONSTRUÇÃO DA CARREIRA ARQUIVÍSTICA: tendências e perspectivas"
EIXOS TEMÁTICOS
1. ARQUIVISTAS NOS ARQUIVOS PÚBLICOS
Segundo a lei nº 8.159, é dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Diante disso, o trabalho deverá abordar questões relacionadas aos arquivos do Setor Público, que objetivem uma adequada Gestão Documental, independente do suporte documental e que garantam a eficiência e eficácia no desenvolvimento da teoria e prática da Arquivística.
São os arquivos produzidos por entidades privadas. Os arquivos privados distinguem-se em arquivos de pessoas coletivas de direito privado integradas no setor público e arquivos de pessoas singulares ou coletivas privadas. Diante desta breve definição, os trabalhos devem abordar as questões pertinentes a estes tipos de arquivos.
3. LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA
A legislação arquivística fornece elementos normatizadores para as instituições de arquivo, visando uma legislação adequadamente concebida para servir como instrumento importante a favor da gestão, uso e preservação dos arquivos, como também, regulamenta a profissão do arquivista. Os trabalhos desenvolvidos neste eixo devem abordar pontos positivos e negativos, bem como, criticas, elogios e sugestões para atualização e/ou adequação a atual realidade arquivística em nosso País.
4. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ARQUIVO
Este eixo temático terá uma abordagem a respeito da construção de políticas públicas de arquivo, que devem ser pautadas, inicialmente, pelo direito do cidadão à informação como também, pelo apoio à administração, à proteção da memória e ao desenvolvimento científico. Temos atualmente no Brasil, no âmbito das administrações publicas (governos Municipais, Estaduais e Federais), nota-se uma crescente produção documental, que podem ou não apresentar a Gestão Documental e/ou o Arquivista. Dessa forma, abordando a importância da aplicabilidade destas normas preestabelecidas dentro dos arquivos perante a legitimidade da lei e para que se assegure de fato uma Política Pública de Arquivos. Uma vez que, estas possuem uma forte dimensão técnico-científica e as universidades são sujeitos importantes para que possam garantir sua aplicabilidade e em alguns casos, sua implantação.
5. MONOARQ
Novidade no ENEArq, a MonoArq surgiu para que os(as) alunos(as) recém formados(as) no Curso de Arquivologia, possam expor seus Trabalhos de Conclusão de Curso.
O tema é livre, porém, deve seguir os requisitos de envio conforme os artigos.
O tema é livre, porém, deve seguir os requisitos de envio conforme os artigos.
Todas as regras para submissão de resumos e trabalhos completos e também a MonoArq, se encontram neste link: http://xvenearq.blogspot.com/2011/03/submissao-de-resumos-e-artigos.html
NOVAS DATAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS E TRABALHOS COMPLETOS
Até 15 de maio de 2011 | Submissão de resumos |
Até 20 de maio de 2011 | Divulgação dos resumos aprovados |
Até 10 de julho de 2011 | Submissão de artigos completos |
ATENÇÃO: Esta é a terceira vez que estamos alterando as datas, por isso não haverá mais alterações.
Ja tem algum palestrante confirmado para o encontro??
ResponderExcluir