quinta-feira, 14 de abril de 2011

EIXOS TEMÁTICOS E NOVAS DATAS

Demorou mais saiu!

TEMA: "CONSTRUÇÃO DA CARREIRA ARQUIVÍSTICA: tendências e perspectivas"


EIXOS TEMÁTICOS

1. ARQUIVISTAS NOS ARQUIVOS PÚBLICOS 

Segundo a lei nº 8.159, é dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Diante disso, o trabalho deverá abordar questões relacionadas aos arquivos do Setor Público, que objetivem uma adequada Gestão Documental, independente do suporte documental e que garantam a eficiência e eficácia no desenvolvimento da teoria e prática da Arquivística.


2. ARQUIVOS PRIVADOS: institucionais e pessoais
  
São os arquivos produzidos por entidades privadas. Os arquivos privados distinguem-se em arquivos de pessoas coletivas de direito privado integradas no setor público e arquivos de pessoas singulares ou coletivas privadas.  Diante desta breve definição, os trabalhos devem abordar as questões pertinentes a estes tipos de arquivos.


3. LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA
    A legislação arquivística fornece elementos normatizadores para as instituições de arquivo, visando uma legislação adequadamente concebida para servir como instrumento importante a favor da gestão, uso e preservação dos arquivos, como também, regulamenta a profissão do arquivista. Os trabalhos desenvolvidos neste eixo devem abordar pontos positivos e negativos, bem como, criticas, elogios e sugestões para atualização e/ou adequação a atual realidade arquivística em nosso País.


    4. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ARQUIVO
      Este eixo temático terá uma abordagem a respeito da construção de políticas públicas de arquivo, que devem ser pautadas, inicialmente, pelo direito do cidadão à informação como também, pelo apoio à administração, à proteção da memória e ao desenvolvimento científico. Temos atualmente no Brasil, no âmbito das administrações publicas (governos Municipais, Estaduais e Federais), nota-se uma crescente produção documental, que podem ou não apresentar a Gestão Documental e/ou o Arquivista. Dessa forma, abordando a importância da aplicabilidade destas normas preestabelecidas dentro dos arquivos perante a legitimidade da lei e para que se assegure de fato uma Política Pública de Arquivos. Uma vez que, estas possuem uma forte dimensão técnico-científica e as universidades são sujeitos importantes para que possam garantir sua aplicabilidade e em alguns casos, sua implantação.


      5. MONOARQ
        Novidade no ENEArq, a MonoArq surgiu para que os(as) alunos(as) recém formados(as) no Curso de Arquivologia, possam expor seus Trabalhos de Conclusão de Curso.
        O tema é livre, porém, deve seguir os requisitos de envio conforme os artigos.

        Todas as regras para submissão de resumos e trabalhos completos e também a MonoArq, se encontram neste link:  http://xvenearq.blogspot.com/2011/03/submissao-de-resumos-e-artigos.html


        NOVAS DATAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS E TRABALHOS COMPLETOS
         
        Até 15 de maio de 2011
        Submissão de resumos
        Até 20 de maio de 2011
        Divulgação dos resumos aprovados
        Até 10 de julho de 2011
        Submissão de artigos
        completos



        ATENÇÃO: Esta é a terceira vez que estamos alterando as datas, por isso não haverá mais alterações.   

        Um comentário: